Através do Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro enfatizou a importância de Israel tomar medidas de acordo com o Direito Internacional Humanitário para proteger a população civil nos territórios ocupados. Além disso, o Brasil fez um apelo por um cessar-fogo permanente e abrangente, que inclua a libertação de reféns e o acesso sem obstáculos à ajuda humanitária em Gaza.
O Brasil também reiterou seu compromisso com a busca de uma solução de dois Estados, defendendo a criação de um Estado palestino independente e viável, convivendo em paz e segurança ao lado de Israel. Esse cenário ideal incluiria as fronteiras de 1967, englobando a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e Jerusalém Oriental como capital.
É importante ressaltar que a preocupação do governo brasileiro com a situação na região de Gaza reflete a necessidade de preservar a vida e os direitos humanos da população afetada pela violência. A nota emitida pelo governo reforça o compromisso do país com a paz e a estabilidade na região do Oriente Médio.
Diante desse cenário de conflito, a comunidade internacional deve continuar buscando soluções diplomáticas e pacíficas para garantir a segurança e o bem-estar das pessoas afetadas por esses eventos trágicos. O Brasil permanece disposto a contribuir para a construção de uma paz duradoura e justa na região.