Governador Renan Filho anuncia construção de CISP em União dos Palmares, Pilar e Coruripe

Há mais de 30 anos que não se registravaa construção de delegacia em Alagoas. No entanto,  com recursos oriundos do superavit do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), na gestão do advogado Antonio Carlos Gouveia “Cacá Gouveia”, foram repassados recursos para a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por determinação do governador Renan Filho (PMDB), para construção do Centro Integrado de Segurança Publica (Cisp), já inaugurado em Girau de Ponciano.

O Cisp de Girau também recebeu três viaturas e fica responsável pelo reforço do patrulhamento e investigações de casos nos municípios de Traipu, Campo Grande, Feira Grande, Olho d’Água Grande e Lagoa da Canoa.

Renan Filho,  com exclusividade, garantiu ao Blog do Bernardino que vai lançar o CISP tipo 2, desenvolvido para as cidades de grande porte populacional e funcionarão também como regionais. “Das primeiras cinco cidades sedes do CISP Tipo 2, já está definido que as três primeiras, conforme combinamos com o secretário de Segurança Publica, coronel Lima Junior, serão entregues em União dos Palmares, Pilar e Coruripe.

Já no CISP Tipo 1, que é para cidades com até 30 mil habitantes, serão vinte no total. “Entregamos cinco e temos duas em conclusão da obra. Nos próximos dias licitaremos as outras treze. Esse CISP Tipo 2 é resultado de uma decisão amadurecida há poucos dias, tão logo foi inaugurado o CISP de Girau do Ponciano, que recebeu investimento na ordem de R$ 25 milhões, com todo equipamento de ponta e três viaturas (caminhonete cabine dupla.

Homicídio zerou

O secretário Lima Junior comentou de sua satisfação pela inauguração dessas obras reforçando o combate a violência, dizendo quando” inauguramos um CISP, eu sempre me emociono.” Segundo ele,  tenho 30 anos de serviços prestados à sociedade como policial e faço isso por vocação.

De acordo, do coronel Lima Junior, o governador Renan Filho tem transformado a Segurança Pública alagoana não apenas em números, com a redução da violência, mas resgatando a autoestima e dignidade dos policiais e demais servidores, dando exemplo como utilizar  correntamente o dinheiro público como é o caso do Detran de Alagoas.

Coronel Lima Junior, por exemplo, citou a CISP de São José da Lage depois recebeu o prédio da CISP não registrou nenhum homicídios. Nos 30 dias anteriores à inauguração foram registrados dois domicídios. Na cidade de Boca da Mata, a apreensão de arma de fogo subiu de zero para sete; em Murici subiu de zero para cinco e em São José da Tapera froam apreendidas dois armas de fogo.

Para ele o mais importante em Boca da Mata, o primeiro município a receber  o CISP o numero de homicídio caiu de seis para um e foram analisados em 69 dias que antecederam a implantação do CISP e os 69 dias posteriores com resultados satisfatório em pró o combate a violência.

-“O mais importante depoimento fui testemunha de um cidadão numa das ida minha a cidade de Boca da Mata para constatar a evolução do CISP é que ele disse: coronel aqui em Boca da Mata estava terrível e agora, as famílias já retornaram na boquinha da noite a sentar em suas cadeiras para conversar na porta de casa”, concluiu coronel Lima Junior.

Felicidade do prefeito

O governador Renan Filho ainda em Girau, relatou vai construir um CISP para atender as cidades de Porto Real do Colégio,São Brás e Olho d’Água Grande faltando definir onde será a construção. O prefeito tucano José Adelson, de Olho d’Água Grande presente ao ato de Girau, comentou com outros prefeitos, “estou feliz com esse anúncio, será um grande presente para o meu povo e com isso, a paz irá voltar a reinar”.

Zé Adelson disse ainda: “eu ia pedir ao governador peeemedebista Renan Filho para colocar a minha cidade neste roteiro de obra, mas ele já antecipou o meu pedido e fico assim muito grato”

O prefeito tucano fez questão de lembrar que em breve estará ao lado do governador para inaugurar a nova rodovia de 13 km, que ligará o Agreste a Br 101 que se encontra duplicando. Esse dinheiro foi uma emenda do senador Renan Calheiros, que quando fui vizitá-lo em Brasília perguntou como ia a obra e fazia questão de estar presente na inauguração.

Bernadino Souto Maior

Sair da versão mobile