Governador Paulo Dantas reúne prefeitos e governo federal para discutir situação da mina 18 da Braskem após rompimento.

O governador Paulo Dantas (MDB) se reuniu na manhã desta segunda-feira, 11, com os prefeitos das cidades da Região Metropolitana afetadas pela mineração da Braskem, juntamente com representantes do governo federal, para discutir a situação da mina 18, que sofreu um rompimento no último domingo. O encontro teve início às 8h, no Palácio República dos Palmares.

Durante a reunião, Dantas reafirmou o convite ao prefeito de Maceió, JHC, feito desde sexta-feira, mas o chefe do executivo municipal não pode comparecer, pois embarcou para Brasília, onde buscou o apoio do governo federal. Segundo JHC, a viagem foi a convite do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

“Quero reafirmar o convite ao prefeito de Maceió para uma reunião conjunta entre Governo de Alagoas, governo federal e as nove prefeituras afetadas pelo crime da Braskem, na manhã desta segunda-feira, no Palácio República dos Palmares, onde a gente irá definir medidas para somar esforços, no sentido de construir uma ação conjunta, visando ao enfrentamento dos impactos causados pela Braskem, especialmente contra os moradores das áreas sob risco, e os pequenos comerciantes que foram expulsos de suas localidades”, disse Paulo Dantas.

Além disso, o governador ressaltou o papel do Estado na análise dos impactos ambientais causados pelo colapso e na responsabilização da mineradora. “Eu desejo reforçar o papel do Estado, que segue analisando todos os impactos ambientais deste colapso e a forma de responsabilização da mineradora”, finalizou.

A reunião conjunta entre os representantes do governo estadual, municipal e federal busca definir estratégias para lidar com os impactos causados pelo rompimento da mina 18, um problema que afeta diretamente a população das áreas próximas e tem causado preocupação e desalojamento de diversas famílias.

O governador Paulo Dantas reforçou a importância da cooperação entre os entes federativos e a busca por soluções conjuntas para mitigar os danos causados pela ação da Braskem. Ao mesmo tempo, ressaltou a necessidade de responsabilização da empresa e a análise criteriosa dos impactos ambientais da situação.

Sair da versão mobile