O decreto foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) e também criou a Seção de Inteligência de Atos Violentos (SIAV), que ficará vinculada ao departamento de tecnologia da PCDF. As atribuições da DPCEV e SIAV serão definidas por ato do Delegado-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal, e os recursos necessários para o funcionamento dessas divisões serão provenientes das dotações consignadas no orçamento do Distrito Federal, alocadas à Polícia Civil.
É importante ressaltar que a implementação e funcionamento das unidades criadas, bem como a segurança pública como um todo, serão responsabilidade da Polícia Civil, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Secretaria de Economia. Nas redes sociais, o governador Ibaneis reforçou que os policiais destinados a essa divisão estarão totalmente voltados para a prevenção ao terrorismo, com servidores experientes nessas ocorrências.
Com a formalização da estrutura da Dpcev, o governo do Distrito Federal demonstra seu comprometimento com a segurança da população, buscando garantir um ambiente mais seguro e tranquilo para todos os cidadãos. Essa é mais uma medida que reforça a atuação do Estado no combate ao extremismo violento e na prevenção de atos de violência na região.