Governador de São Paulo defende Bolsonaro em meio a investigações e promete apoio nos “momentos bons e difíceis”.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que é do partido Republicano, saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira. Ele expressou que não vê motivos para a responsabilização do ex-titular do Planalto diante das acusações de articulação de um golpe de Estado e ataque ao sistema eleitoral. Segundo Tarcísio, “muita coisa” está sendo criada e reafirmou que estará ao lado do aliado “sempre”, nos “momentos bons e difíceis”.

A Polícia Federal coletou uma série de provas que implicam Bolsonaro e a cúpula de seu governo na tentativa de golpe. Por exemplo, foram encontrados textos na sala de Bolsonaro na sede do partido em que ele discutia a decretação de estado de sítio e de uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Além disso, foi divulgado um vídeo de uma reunião na qual Bolsonaro mobiliza ministros a atuarem contra o processo eleitoral.

Em relação a isso, Tarcísio comentou: “Sinceramente, eu não consigo ver — e essa não é uma opinião minha, tem muitos juristas divididos — nada que traga uma responsabilização para ele (Bolsonaro). Não vejo. Acho que o pessoal está criando muita coisa. Com o tempo, tudo vai ser esclarecido. Confio muito num cara que eu aprendi a admirar, que eu trabalhei junto, que a única coisa que eu vi nesse tempo todo que eu trabalhei com ele foi preocupação com as pessoas, mais nada. Vou estar junto dele. Sempre.”

O governador de São Paulo ainda destacou que mantém uma “relação fraterna” com Bolsonaro e reafirmou sua lealdade ao ex-presidente. Ele declarou: “Uma coisa que a gente tem que entender: lealdade e gratidão não vão embora nunca. Eu vou estar do lado do Bolsonaro seja em que momento for. Nos momentos bons, nos momentos difíceis. Se o presidente está precisando do apoio, eu vou estar do lado dele.”

Após semanas de evitar declarações públicas sobre a operação da PF que mirou o ex-presidente, Tarcísio finalmente se pronunciou. Vale ressaltar que ele vinha participando de agendas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, nos últimos dias.

A posição do governador veio após ser cobrado pelo coronel Ricardo Mello Araújo, indicado por Bolsonaro para ser vice na chapa do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. O coronel marcou o governador em um vídeo no qual pedia para líderes de direita, em especial os governadores, se manifestarem sobre o caso.

Com essa declaração, Tarcísio de Freitas finalmente se posicionou publicamente em relação ao caso Bolsonaro, saindo em defesa do ex-presidente. Sua fala reflete a lealdade e a gratidão que afirma sentir pelo aliado político, mesmo diante das acusações sérias que pairam sobre o ex-presidente.

Sair da versão mobile