Governador de Alagoas realiza mudanças no secretariado, com destaque para a indicação de empresária para Secretaria de Desenvolvimento.

O governador Paulo Dantas anunciou na terça-feira (10) mudanças no secretariado do Governo de Alagoas. Uma das alterações é a saída de Marcius Beltrão da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para se dedicar a um novo projeto de seu grupo político. Em seu lugar, a empresária Alice Beltrão foi indicada para comandar a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics).

Alice Beltrão é uma novidade na gestão e possui um perfil técnico. Sua nomeação mostra o compromisso do governo em trazer novas perspectivas para a administração estadual. Já para a Seduc, Roseane Vasconcelos retorna ao cargo de secretária. Ela é professora de carreira e esteve à frente da pasta durante a maior parte de 2022.

Felipe Cordeiro assume o posto de secretário especial de Relações Institucionais, deixando o cargo que ocupava anteriormente. Ele já esteve à frente da Secretaria de Educação em 2019 e possui destaque em sua área de atuação. O governador ressaltou que as mudanças são adequações necessárias para fortalecer a base política e administrativa de seu governo.

Outra alteração importante é o desmembramento das ações da Sedics, com a criação da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi). Caroline Balbino, que deixou a Sedics, será responsável por conduzir essa nova secretaria. Ela foi fundamental para a construção de uma agenda positiva nas relações com China, Portugal e Uruguai, além de atrair investimentos para o estado nos últimos anos.

A Serfi terá sob sua responsabilidade os escritórios de São Paulo e Brasília, além de lidar com a política de energias renováveis ​​e o programa Alagoas Feita a Mão. Essas áreas estratégicas são fundamentais para promover uma relação firme e duradoura com outras unidades federativas e nações.

As mudanças no secretariado refletem a preocupação do governo em buscar profissionais com perfil técnico qualificado. O governador destacou que os grupos políticos que compõem sua base permanecem presentes nessa nova composição.

É importante ressaltar brevemente quem são os profissionais que assumem os cargos. Felipe Cordeiro é formado em Direito e mestre em Direito Público pela Ufal. Já ocupou o cargo de Chefe de Gabinete, secretário executivo de Gestão Interna e secretário-chefe do Gabinete Civil em 2019. Atualmente, atuava como secretário especial de Relações Institucionais do Gabinete Civil.

Alice Beltrão é formada em Publicidade e já atuou na Comunicação do Ministério da Ciência e Tecnologia. Em seguida, ocupou cargos de subchefia no Gabinete do Prefeito do Rio de Janeiro e assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social em Feliz Deserto. Recentemente, estava dedicando-se aos negócios da família.

Roseane Vasconcelos é formada em História e Pedagogia. Possui mais de 20 anos de experiência como professora na rede estadual de ensino e também no município de Maceió. Já ocupou cargos de diretora escolar, gerente regional e secretária-adjunta da Seduc. Em 2022, assumiu a Secretaria Estadual de Educação e estava na Secretaria do Gabinete Civil desde abril deste ano.

Caroline Balbino é advogada e possui 19 anos de experiência na área empresarial. Já foi conselheira estadual da OAB e integrou o Conselho de Contribuintes da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas. Ela estava à frente da área de Desenvolvimento Econômico do estado desde maio de 2022.

Essas mudanças no secretariado do Governo de Alagoas refletem a busca por profissionais capacitados e com experiência técnica nas respectivas áreas de atuação. O objetivo é fortalecer a administração estadual e garantir a continuidade do desenvolvimento e progresso do estado.

Sair da versão mobile