Paulo aproveitou a ocasião para reforçar que o Governo de Alagoas foi o primeiro no Brasil a criar uma Secretaria Executiva de Cooperativismo e Economia Solidária. Ele ressaltou que a vinda do secretário Gilberto Carvalho é um sinal de que as políticas de economia solidária do estado têm dado resultados e chamado a atenção do Governo Federal, que busca ações para traçar um plano nacional para o setor.
“Alagoas é pioneira em diversos aspectos e a criação da Secretaria Executiva de Cooperativismo e Economia Solidária é uma delas, que tem como objetivo fortalecer e valorizar os pequenos produtores. A presença do Gilberto é uma honra e união de esforços para encontrar resultados com melhor produtividade, com mais soluções que tenham condições de promover melhor qualidade de vida para as pessoas”, afirmou o governador.
Já o secretário Gilberto Carvalho ressaltou que Alagoas tem se destacado como um polo avançado da economia solidária. Ele destacou a inovação do Banco Comunitário “É da Gente”, que foi compartilhada pelos “meninos” de Piaçabuçu, e elogiou a atuação humanitária e sensível do governador Paulo Dantas.
A visita também contou com a presença do prefeito de Piaçabuçu, Djalma Beltrão, que destacou a importância das ações do governo do Estado para o fortalecimento da economia solidária. Beltrão ressaltou os investimentos em infraestrutura e rodovias, que contribuem para o escoamento da produção e facilitam a compra e venda de produtos e serviços, beneficiando os pequenos produtores e impulsionando a economia solidária.
Durante a visita, o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo, entregou ao governador Paulo Dantas um pedido de análise para que o governo conceda incentivo fiscal aos pescadores, reduzindo os impostos na compra de diesel. Segundo Cardozo, isso geraria uma economia de R$2.500 para cada pescador da região. O prefeito de Batalha, Wagney Dantas, também esteve presente no encontro.
A visita do secretário Nacional de Economia Popular e Solidária a Piaçabuçu mostra a relevância e o reconhecimento das ações do Governo de Alagoas no fortalecimento da economia solidária. Essa parceria entre os governos estadual e federal tem como objetivo encontrar soluções que promovam uma melhor qualidade de vida para as pessoas, valorizando os pequenos produtores e impulsionando a economia do estado.