Golpistas enviam mensagens de SMS para clientes, induzindo-os a ligar para número falso “0800” em transações suspeitas de varejo

Nos últimos dias, clientes têm recebido mensagens de SMS suspeitas, informando sobre uma transação de valor alto em uma compra no varejo. Os golpistas solicitam que as vítimas entrem em contato com uma central de atendimento para esclarecer a situação, fornecendo um número “0800” como indicação.

O objetivo dos criminosos é enganar as pessoas, fazendo com que elas liguem para uma falsa central de atendimento. Ao entrar em contato, os golpistas afirmam que a transação está em análise e ainda não aparece na fatura do cliente. Para resolver o problema, eles pedem que o consumidor faça uma transação para regularizar a situação, ou solicitam dados pessoais, como número de conta e senha, para cancelar a operação.

As mensagens enviadas pelos golpistas geralmente mencionam o nome de alguma instituição financeira e dão instruções para que o cliente confirme a transação digitando o número 1. Caso o consumidor desconheça a transação, é incentivado a ligar para um número de telefone 0800.

Além disso, os fraudadores também estão utilizando outros artifícios para induzir as vítimas a ligarem para a falsa central de atendimento. Entre eles, está a afirmação de que as milhas ou pontos do cartão do cliente estão vencendo, ou a promessa de falsos prêmios.

Diante dessa situação, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que as mensagens e centrais de atendimento envolvidas nesses golpes fazem parte de uma estratégia de engenharia social. Os criminosos se utilizam de técnicas para enganar as pessoas e obter informações confidenciais, como senhas e números de cartões.

Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, ressalta que os clientes nunca devem ligar para números de telefone recebidos por SMS ou outras mensagens. Em caso de dúvida, é recomendado entrar em contato com os canais oficiais do banco ou com o gerente.

Volpini enfatiza ainda que os bancos nunca ligam para fazer um estorno de transação através de um telefonema, e que nunca solicitam dados como senhas e tokens. Caso o cliente receba uma ligação suspeita, é importante desligar e, de outro telefone, entrar em contato com os canais oficiais do banco.

Uma variação desse tipo de golpe é quando os bandidos ligam para o cliente e afirmam que a conta está sendo fraudada por um colaborador do próprio banco. Nesse caso, eles pedem que o valor seja transferido para uma chave ou conta segura.

É importante ressaltar que cerca de 70% das tentativas de golpes têm origem na engenharia social e não estão relacionadas a falhas no sistema tecnológico dos bancos, que contam com sistemas de segurança de última geração. Os bancos investem cerca de R$ 3,5 bilhões por ano em sistemas de tecnologia da informação voltados para a segurança, o que corresponde a cerca de 10% dos gastos totais com informações, visando garantir a tranquilidade dos clientes em suas transações financeiras cotidianas.

Sair da versão mobile