De acordo com informações da Prefeitura de Maceió, os criminosos prometeram aos interessados a obtenção de uma casa popular, mediante o pagamento de valores que variavam entre R$ 400 e R$ 1.500. A descoberta do crime levou representantes das vítimas a buscarem esclarecimentos junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional na manhã desta segunda-feira (23). As autoridades municipais orientaram os prejudicados a registrar o ocorrido na Polícia Civil, para que seja iniciado o processo de investigação e responsabilização dos autores do golpe.
O órgão municipal destacou que não há intermediários autorizados a realizar cadastros habitacionais e ressaltou que a inscrição nos programas habitacionais do município é gratuita. O secretário municipal de Desenvolvimento Habitacional, Lucas Calado, emitiu um alerta enfático à população: “O cadastro habitacional é feito exclusivamente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional. Qualquer outra pessoa que fale que está fazendo cadastro ou cobrando valor, isto é golpe”, enfatizou Calado.
Para evitar mais fraudes e auxiliar os cidadãos, a Prefeitura disponibiliza informações e esclarecimentos diretamente na sede da secretaria, localizada na Avenida Deputado Humberto Mendes, 160, no bairro de Jaraguá, ou pelo telefone (82) 98704-2267. É imprescindível que a população se mantenha atenta e busque confirmar a veracidade das informações junto às fontes oficiais, protegendo-se de eventuais fraudes. Enquanto isso, espera-se que a ação rápida da polícia possa trazer justiça e recuperação dos valores perdidos pelas vítimas.