De acordo com o levantamento, o orçamento para propaganda institucional na capital paulista em 2023 teve um salto de 78%, saindo de R$ 140 milhões para R$ 249 milhões. Outra capital que registrou um aumento considerável foi Fortaleza, no Ceará, que teve um crescimento de 51,5% nos gastos, passando de R$ 62 milhões para R$ 94 milhões. Já Salvador, na Bahia, teve um aumento de mais de 35%, com o orçamento passando de R$ 58 milhões para R$ 80 milhões.
Entretanto, o caso mais extremo é o de Maceió, capital de Alagoas, que não apareceu no levantamento de O Globo, mas de acordo com dados disponibilizados no portal da transparência do município, o orçamento com propaganda institucional na prefeitura cresceu de forma exponencial. O orçamento inicial da Secretaria de Comunicação (Secom) para 2023 era de R$ 5,05 milhões e foi ampliado para mais de R$ 90,6 milhões, um crescimento de 1.794%.
Para viabilizar esse aumento no orçamento da Secom, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, conhecido como JHC (PL), ordenou a transferência de dotação orçamentária de pastas como Saúde, Educação, Turismo e Cultura. Até o momento da pesquisa, a Secretaria de Comunicação do município já tinha empenhado despesas de mais de R$ 71 milhões, superando os gastos das gestões anteriores em mais de 250%.
Proporcionalmente, a gestão de JHC é a que mais gasta com propaganda em todo o Brasil, superando até mesmo a cidade de São Paulo, que tem uma população 12 vezes maior e um PIB quase 30 vezes superior ao de Maceió. Se mantida a proporcionalidade, os gastos de Maceió ficariam em cerca de R$ 1 bilhão.
Em comparação com outras capitais, Maceió também supera significativamente os gastos com propaganda institucional, mesmo em relação a cidades mais populosas, como Recife, Salvador e Fortaleza. A imagem abaixo mostra a evolução dos gastos com publicidade institucional em Maceió ao longo dos últimos anos.