O campeonato proporcionava uma vaga adicional para o país que obtivesse o melhor desempenho no geral. Apesar de seus compatriotas Filipe Toledo e Yago Dora terem sido eliminados, Gabriel Medina chegou à final com a necessidade de vencer e contar com a sorte de outros dois franceses, Kauli Vaast e Joan Duru, terminarem em terceiro e quarto lugares. E foi exatamente isso que aconteceu.
Durante a final, Medina conquistou a maior pontuação da bateria, com um impressionante 9, e assegurou a vitória no final da disputa com um 7,40. O surfista marroquino Ramzi Boukhiam ficou em segundo lugar, seguido por Kauli e Joan Duru.
Com a classificação de Gabriel Medina, o Brasil será representado no surfe masculino pelos atletas Filipe Toledo, João Chianca e o próprio Medina. Já no feminino, Tatiana Weston-Webb e Tainá Hinckel garantiram suas vagas. As competições olímpicas de surfe estão marcadas para acontecer em Teahupoo, no Taiti.
Medina, que é um dos maiores talentos do surfe mundial, com essa conquista, demonstra mais uma vez seu potencial e sua habilidade nas ondas, trazendo orgulho e expectativas para os fãs brasileiros e para a delegação olímpica do país. A presença do surfista promete ser um dos grandes destaques da equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris.