Gabigol, do Flamengo, será julgado pelo TJD-AD por suposta dificuldade em exame antidoping: possíveis punições vão de advertência a suspensão de até quatro anos.



O jogador Gabigol, do Flamengo, enfrenta um julgamento importante nesta segunda-feira perante o Tribunal de Justiça Desportiva Antidoping (TJD-AD). A acusação é de que ele teria dificultado a realização de um exame em abril do ano passado, ao tentar impedir o controle e atrasar as coletas de sangue e urina, além de ter sido agressivo com os oficiais responsáveis pelo procedimento.

O julgamento teve início na semana passada, com a oitiva de testemunhas, mas foi interrompido e será retomado hoje, com a participação da procuradoria, da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e da defesa de Gabigol. Os auditores do pleno, por fim, proferirão seus votos, que poderão resultar na absolvição do jogador, na sua condenação a até quatro anos de suspensão ou em uma advertência.

Caso seja absolvido, Gabigol poderá retomar sua rotina normalmente. No entanto, se for condenado, poderá ficar afastado dos gramados por um longo período, conforme previsto no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem. Neste caso, sua defesa poderá solicitar um efeito suspensivo ao Tribunal Arbitral do Esporte, na Suíça, para que a decisão seja suspensa até o julgamento do recurso, que costuma levar cerca de sete a oito meses.

Uma terceira possibilidade seria a aplicação de uma advertência, caso os auditores entendam que a denúncia deveria ter sido feita com base em outro artigo. Neste cenário, Gabigol poderia voltar a jogar, mas com uma anotação em sua ficha. O desfecho do julgamento ainda é incerto e será aguardado com ansiedade pelos fãs do jogador e do Flamengo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo