O caso que levou à punição de Gabigol envolveu uma infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que trata de “fraude ou tentativa de fraude em qualquer parte do processo de controle”. De acordo com as informações divulgadas, o jogador teria interferido no procedimento de coleta de amostras para o exame antidoping, desrespeitando os oficiais responsáveis e não seguindo os protocolos adequados, diferentemente de seus colegas de equipe do Flamengo, que realizaram o exame antes do treino agendado.
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realiza testes surpresa nos centros de treinamento dos clubes periodicamente, e Gabigol teria recebido notificação sobre a tentativa de fraude em maio. Este episódio levou à abertura de um processo disciplinar que resultou na suspensão do atleta por dois anos.
A decisão da Justiça Desportiva Antidopagem representa um duro golpe para Gabigol e para o Flamengo, que agora terão que lidar com as consequências dessa punição. Resta aguardar para ver se o jogador irá recorrer da decisão e como isso poderá influenciar sua carreira no futuro.