Apesar das especulações sobre uma possível candidatura ao Senado, aliados próximos ao prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), garantem que ele deixará o cargo no próximo ano para disputar o governo de Alagoas.
A dúvida sobre qual cargo JHC deve pleitear em 2026 circula entre lideranças políticas locais e em Brasília. Um interlocutor com atuação no Congresso Nacional chegou a relatar, nesta semana, que teria ouvido do próprio prefeito a intenção de disputar o Senado. No entanto, dentro da prefeitura, a versão é outra – e definitiva, segundo aliados: JHC será candidato ao governo do Estado.
“Ele hoje simboliza o novo. É um cara jovem, simpático, carismático, realizador e tem coragem de ir para a luta”, disse um dos mais influentes integrantes do grupo político do prefeito, em Maceió. Ele relatou que, recentemente, uma importante liderança do interior do estado procurou informações sobre a possível candidatura de JHC ao governo. “Ligamos para ele na hora. O próprio JHC confirmou que será candidato a governador. A liderança saiu feliz daqui”, contou.
O interlocutor acredita que JHC está diante da melhor oportunidade política de sua carreira. “Não vai ter outro cenário como esse. Ele representa o futuro. Ele sabe dos desafios e está pronto. Só quer ter uma casa em cada cidade de Alagoas onde possa chegar para tomar um gole d’água”, afirmou, em referência à estratégia de aproximação com o eleitorado do interior.
Segundo essa fonte, JHC deve intensificar suas movimentações políticas após a escolha do nome que ocupará a vaga do Ministério Público no Superior Tribunal de Justiça (STJ), decisão que está nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Tem uma turma que quer que ele vá logo pra luta, vá pro front, e tem outra que está segurando. Mas acredito que até o final da próxima semana teremos essa definição. Depois disso, a movimentação começa. Mas posso garantir: nada muda o plano de JHC”, assegurou. (Com blog do jornalista Edivaldo Júnior)