A Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) tem se tornado referência em desenvolvimento e gerenciamento de grandes projetos de desenvolvimento para Alagoas. E com o objetivo de sedimentar um alicerce para a implementação desta gestão e minimizando falhas de tempo de execução ou de custos, a Fundação está lançando um novo modelo de gestão de processos.
A ferramenta está sendo desenvolvida com o apoio do LCCV da Ufal (Laboratório de Computação Científica e Visualização). O Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) surgiu a partir de um histórico de intensa colaboração e parceria com a Petrobras, através do seu Centro de Pesquisa (CENPES), e com outros grandes laboratórios de universidades brasileiras.
“Este projeto desenvolvido pela Fundação em parceria com o LCCV tem como missão promover a inovação para capacitar, qualificar e formar recursos humanos aptos ao desenvolvimento de projetos de modo assertivo e profissional. A Fundepes é, nesse cenário, o braço de apoio para que as ações aconteçam e gerem desenvolvimento institucional para além dos muros da universidade”, destacou a Coordenadora Geral do LCCV, professora Aline Ramos Barboza.
A elaboração de um projeto de pesquisa requer a manutenção de uma estrutura composta por pessoas especializadas, serviços, materiais e infraestrutura. A diretora financeira da Fundepes, Edriene Teixeira, reforçou que a Fundação tem se posicionado na busca e efetivação destes processos.
“A Fundepes tem traçado metodologias e estratégias na construção de fluxos que priorizam os domínios de gestão, construção de inventário de processos e mapeamento dos projetos já existentes. Com isso, a Fundação estará cada vez mais posicionada como braço executor de grandes ações”, destacou a diretora.