O encontro acontecerá no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na capital do país, e contará com a presença de diversas personalidades importantes do cenário político e jurídico brasileiro, como a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim.
O evento será dividido em três mesas de debates, com cada uma focando em um aspecto da democracia brasileira: conquistas, desafios e pendências. A convocatória destaca o papel fundamental do governo Sarney na reconciliação nacional, especialmente através da convocação da Assembleia Constituinte que resultou na promulgação da Constituição de 1988.
Além de Sarney, outros nomes como Cristovam Buarque, Rubens Ricupero e Raul Jungmann participarão do evento. Também está prevista a participação internacional, com vídeos da ex-presidente chilena Michelle Bachelet e da opositora venezuelana María Corina Machado.
Durante a programação, está prevista a exibição do filme “Os 40 anos da redemocratização brasileira pelas lentes do mestre Orlando Brito”, seguida por mesas de debates com diversos convidados ilustres. O evento promete ser um momento significativo para reflexão sobre os avanços e desafios da democracia brasileira nas últimas quatro décadas.