A Diretoria de Proteção Territorial (DPT) da Funai foi responsável por conduzir o trabalho que resultou nessas imagens, por meio das Coordenações das Frentes de Proteção Etnoambiental (CFPEs) Madeirinha-Juruena e Guaporé. A TI Massaco, demarcada e regularizada em 11 de dezembro de 1998, abrange uma área de 421.895 hectares, sendo que 97,5% desse território está sobreposto à Reserva Biológica do Guaporé (Rebio Guaporé). Vale ressaltar que a ocupação dessas terras é exclusivamente destinada aos povos indígenas isolados.
Essas fotos de indígenas isolados são de extrema importância para evidenciar a existência dessas comunidades e a necessidade de proteger seus territórios e modo de vida. O monitoramento e a proteção de áreas habitadas por povos indígenas isolados são fundamentais para garantir a preservação da diversidade cultural e ambiental dessas regiões.
A divulgação dessas imagens também serve como um alerta para a importância da conscientização sobre a preservação dos territórios indígenas e a necessidade de respeitar a autodeterminação desses povos. É fundamental que as políticas públicas e as ações governamentais estejam alinhadas com a proteção dos direitos e da dignidade dos povos indígenas isolados.
Portanto, as imagens reveladas pela Funai são um lembrete da importância de se respeitar e proteger a diversidade cultural e étnica do nosso país, bem como a necessidade de se promover a coexistência pacífica e harmoniosa entre as diferentes comunidades que compõem a nação brasileira.