Conforme os dados apresentados, em 2024, a taxa de capacidade de missão dos F-35 estava em cerca de 50% da meta estabelecida pelo Ministério da Defesa. Além disso, a taxa de capacidade de missão completa, que considera a habilidade da aeronave de executar todas as suas missões, atingiu apenas um terço do alvo desejado. O relatório aponta que, entre outubro de 2024 e janeiro de 2025, muitos dos F-35 estavam indisponíveis devido à manutenção prolongada.
Os problemas não se limitam à manutenção. O aumento inesperado da corrosão dos materiais devido ao ambiente marítimo também foi identificado como um fator agravante. Esses fatores, combinados, têm prejudicado seriamente a prontidão operacional da frota. Além disso, o relatório revela que os F-35 estão armados apenas com bombas, em razão de atrasos na instalação de mísseis, o que compromete ainda mais a capacidade de combate da aeronave.
Portanto, qualquer percepção de que a frota esteja pronta para missões é, na verdade, apenas uma fachada. Apesar do potencial tecnológico dos F-35, a realidade é que a execução prática de suas funções essenciais ainda enfrenta barreiras significativas. As conclusões do NAO servem como um alerta não apenas para a Força Aérea do Reino Unido, mas também para outras forças armadas que possam se deparar com questões semelhantes de manutenção e operacionalidade em suas frotas de aeronaves avançadas.