Força-tarefa possibilita retificação de nomes de crianças trans no Rio de Janeiro em ação histórica com apoio da Vara da Infância.



No último dia 26 de julho, uma emocionante força-tarefa realizada pela organização não governamental Minha Criança Trans, em parceria com a Vara da Infância do Rio de Janeiro, resultou na retificação do nome de 106 crianças e adolescentes trans. Segundo informações da organização, todas as decisões judiciais já foram confirmadas.

Entre os beneficiados está M, um jovem de 15 anos que viajou do Paraná para o Rio de Janeiro com sua mãe para garantir o direito de mudar seu nome na certidão de nascimento e na carteira de identidade. Para a mãe, S, o dia foi extraordinário: "Foi um dos momentos mais marcantes de nossas vidas", afirmou.

O mutirão foi fruto de um extenso processo de diálogo entre a ONG Minha Criança Trans, a Defensoria Pública e o Ministério Público do Rio de Janeiro. O alcance foi nacional, atendendo crianças e adolescentes trans de dez estados do Brasil, além de quatro famílias de crianças brasileiras que residem no exterior.

Diferentemente de adultos trans, que podem solicitar a retificação diretamente em cartório, menores de 18 anos precisaram do respaldo judicial para alterar seus documentos. Essa ação conjunta visa garantir o respeito à identidade de gênero desses indivíduos desde a infância, promovendo inclusão e dignidade.

Com essa iniciativa, a sociedade demonstra avanços significativos rumo à igualdade e ao respeito aos direitos humanos. A luta pela garantia dos direitos das pessoas trans segue firme, impulsionando mudanças e transformações necessárias para uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

Por todos esses motivos, o trabalho realizado pela ONG Minha Criança Trans e seus parceiros é exemplo de empoderamento e defesa da diversidade, inspirando-nos a continuar buscando um mundo mais justo e igualitário para todos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo