Essa iniciativa é coordenada pela Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) e o espaço está aberto a todos que se cadastrarem (com limite de 30 vagas), o credenciamento já está disponível através de um formulário online. Além disso, o camarote garante o direito a um acompanhante a partir de 18 anos, que também deve se cadastrar previamente. Todos os inscritos e seus acompanhantes deverão apresentar um documento de identificação oficial no momento da entrada.
O objetivo dessa ação é assegurar o acesso de todos à cultura e ao lazer, que são direitos de todo cidadão. A inclusão social de PCDs por meio de camarotes acessíveis tem sido uma prioridade na gestão do prefeito Luciano Barbosa, estando presente nas festas mais tradicionais do município, como o carnaval e o São João.
Essa iniciativa é respaldada judicialmente pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, e é essencial para que a sociedade avance rumo à igualdade de oportunidades. A garantia de acesso a eventos festivos é um passo importante no processo de inclusão e respeito à diversidade.
Dessa forma, a Prefeitura de Arapiraca reforça seu compromisso com a promoção da acessibilidade e da inclusão, proporcionando momentos de diversão e lazer para todas as pessoas, independente de suas condições físicas. A Folia de Rua se torna, assim, um espaço verdadeiramente democrático e acolhedor para toda a comunidade.