Chapadão do Céu liderou o ranking com 64 focos de incêndio nas últimas 48 horas, representando 31,5% do total de queimadas no estado. Além dos municípios, várias unidades de conservação também foram afetadas. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros registrou quatro focos de queimadas, enquanto a Área de Proteção Ambiental Serra da Jiboia teve cinco focos. O Parque Estadual da Serra Dourada apresentou três focos, e outras áreas como a APA da Cafuringa, a APA do João Leite e a APA Pouso Alto também tiveram registros de incêndios.
A situação se agravou em Goiânia neste domingo, quando a capital amanheceu encoberta por uma nuvem de fumaça proveniente dos incêndios que atingem diversas regiões do país, incluindo a Amazônia, o Pantanal e o interior de São Paulo. Esse cenário é agravado pelo baixo índice de umidade relativa do ar, que se mantém entre 12% e 20%, de acordo com o Centro de Informações Metereológicas e Hidrológicas (Cimehgo).
Essa condição coloca o estado de Goiás em alerta, com um dos piores índices de umidade, ficando atrás apenas da categoria de emergência, que é quando a umidade é inferior a 10%. As autoridades locais estão monitorando de perto a situação e adotando medidas para tentar conter os incêndios que estão devastando a região.