FMI projeta aceleração no crescimento do PIB da África do Sul para 1,5% em 2025 impulsionado por investimentos e consumo privado.



Segundo projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) da África do Sul deve acelerar para 1,5% em 2025, subindo em relação aos 0,8% registrados em 2024. A organização publicou um documento nesta quinta-feira, 30, apontando que a recuperação do consumo privado e do investimento, aliados à geração estável de eletricidade, serão os principais impulsionadores desse avanço.

De acordo com o FMI, no médio prazo é esperado que o crescimento anual atinja 1,8%, à medida que o investimento melhora gradualmente, baseado nos esforços de reforma em andamento para lidar com os gargalos de eletricidade e logística presentes no país. Além disso, a instituição projeta que a inflação sul-africana permaneça em torno de 4% neste ano e se estabilize no “ponto médio” do alvo do Banco Central da África do Sul (SARB), que é de 4,5%, a médio prazo.

No entanto, o FMI ressalta que, apesar das perspectivas positivas, a situação econômica da África do Sul ainda é marcada por alta incerteza, com os riscos inclinando-se para o lado negativo. A instituição alerta que, com os déficits fiscais projetados para permanecerem elevados no médio prazo, a dívida pública do país continuará a aumentar, o que pode representar um desafio futuro.

Portanto, as projeções do FMI para a economia sul-africana indicam um cenário de recuperação e crescimento, impulsionado por fatores como o consumo privado, investimento e estabilidade na geração de eletricidade. No entanto, é importante estar ciente dos desafios e incertezas que ainda permeiam o cenário econômico global e nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo