O Fluminense está atualmente na sexta colocação do Brasileirão, com 41 pontos, e é crucial para a equipe manter-se próximo do G-4, garantindo assim uma vaga na próxima edição da Libertadores, independentemente do resultado da final contra o Boca Juniors. Vale lembrar que o campeão da Libertadores também ganha uma vaga na próxima edição do torneio. Os próximos adversários do Fluminense no Brasileirão serão Corinthians, Red Bull Bragantino, Goiás, Atlético-MG e Bahia.
De acordo com o Bola de Cristal do Brasileirão, o time comandado por Fernando Diniz tem atualmente 54,8% de chances de se classificar para a próxima fase do campeonato. Portanto, além de ser uma oportunidade de testes para a grande final, esses jogos também podem garantir uma boa posição na tabela do Brasileirão.
Em relação às chances de título, elas são bem pequenas, de apenas 1,8%, segundo o Bola de Cristal. Curiosamente, o Botafogo, adversário deste fim de semana, é o líder da competição, mas não vence há quatro rodadas.
Além disso, o Fluminense busca manter sua invencibilidade em casa, que já dura 26 jogos e oito meses, contra justamente o último time que conseguiu vencê-los em seus domínios, o Botafogo. Essa derrota aconteceu no Campeonato Estadual, em 29 de janeiro, quando o alvinegro venceu por 1 a 0 no Maracanã.
Após o jogo contra o Botafogo, a estratégia do Fluminense até a final da Libertadores será evitar sobrecarregar os jogadores mais experientes do elenco. Vale ressaltar que o técnico Fernando Diniz também estará envolvido com a seleção brasileira durante a data FIFA. No mês de setembro, esse período foi reservado para trabalhos físicos comandados pelo auxiliar técnico Marcão e a comissão permanente.
Nesta tarde, a equipe retornou aos treinamentos após a viagem de volta de Porto Alegre. Como a próxima partida será somente daqui a dez dias contra o Corinthians, Diniz não precisará poupar todo o time titular. Apenas alguns jogadores mais desgastados, como Felipe Melo e Marcelo, podem ser preservados. Nesse caso, Marlon e Diogo Barbosa são as opções para substituí-los. Já o meia Ganso pode ficar de fora, enquanto se recupera de uma lesão no joelho direito. Por outro lado, Fábio e André voltam após cumprir suspensão.
A escalação para o jogo contra o Botafogo será definida no treino de amanhã, que acontecerá no CT Carlos Castilho às 9h30. Enquanto o Fluminense ainda está a um mês de decidir a Libertadores, a equipe se empenhará ao máximo no Brasileirão.