Flávio Bolsonaro sugere estratégia de Lula para Jair Bolsonaro em eleições de 2022, em meio a denúncias da PGR.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) levantou a possibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro seguir uma estratégia política semelhante à adotada por Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2018. Naquela ocasião, Lula estava preso e teve sua candidatura rejeitada pela Justiça Eleitoral, levando Fernando Haddad a assumir a cabeça de chapa pelo PT.

Essa afirmação vem após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar uma denúncia contra Bolsonaro, acusando-o de liderar um esquema para se manter no poder e impedir a posse de Lula. Vale ressaltar que o ex-presidente já havia sido declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e econômico.

Flávio Bolsonaro, que não só é senador como também advogado, fez duras críticas ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, qualificando a denúncia como “política”. Ele ressaltou, no entanto, que juridicamente se sente tranquilo, mas que enxerga uma determinação por trás da ação de Gonet.

Essa denúncia marca o primeiro processo criminal contra Jair Bolsonaro desde que ele deixou o cargo. Caso a Justiça aceite a denúncia, o ex-presidente se tornará réu e poderá enfrentar um julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). A situação política do país parece cada vez mais tensa, com acusações e reviravoltas ocorrendo no cenário nacional.

O desfecho dessa denúncia certamente terá repercussões significativas no cenário político brasileiro e nas eleições vindouras. O embate entre o governo atual e a oposição promete esquentar, trazendo à tona questões importantes sobre democracia, justiça e governabilidade. A população brasileira aguarda atenta aos desdobramentos desses acontecimentos.

Sair da versão mobile