O Flamengo agora aguarda seu adversário na semifinal, que ainda está indefinido. Pelo regulamento, o time primeiro colocado terá a vantagem de jogar por dois resultados iguais ou pela igualdade no saldo de gols agregado, tanto nas semifinais como nas finais. Neste momento, o Vasco é o quarto colocado, com 14 pontos, mas tudo será decidido ao término da rodada que acontecerá neste domingo.
A Taça Guanabara é a primeira fase do Campeonato Carioca e é disputada no formato de pontos corridos. O Flamengo, com 23 pontos, três à frente do Volta Redonda, demonstrou superioridade em todos os quesitos, vencendo sete jogos, marcando 25 gols e sofrendo apenas cinco, com um saldo de 20. Além disso, a equipe empatou duas vezes e perdeu outras duas partidas quando ainda utilizava um time sub-20.
Apesar da vitória expressiva e da conquista da Taça Guanabara, a festa não foi completa devido ao boicote das torcidas organizadas em protesto aos preços elevados dos ingressos, que variavam de R$ 60 a R$ 450. Menos de 30 mil torcedores estiveram presentes no Maracanã para ver a premiação.
Esta foi a segunda conquista do Flamengo na atual temporada, somando à taça da Super Copa Rei, conquistada no início do mês ao vencer o Botafogo por 3 a 1. Com um desempenho dominante e uma performance notável, o Flamengo é o grande destaque do Campeonato Carioca até o momento.
O jogo contra o Maricá foi marcado pela superioridade do Flamengo, que desde o início mostrou sua força no ataque. Gols de Gerson, Léo Ortiz, Arrascaeta, Luiz Araújo e Matheus Gonçalves garantiram a vitória tranquila da equipe rubro-negra. O Maricá, estreante na elite do Estadual, não foi páreo para o poderoso Flamengo e terminou a partida em 10º lugar.
A arbitragem do jogo também teve destaque, sendo encerrada com a auxiliar Lilian da Silva recebendo o apito das mãos do árbitro Yuri Elino Ferreira da Cruz. O Flamengo agora se prepara para a próxima fase do Campeonato Carioca, em busca de mais conquistas e demonstrações de sua superioridade no futebol estadual.