A partida começou com um Flamengo proativo, que pressionou desde o primeiro minuto. O treinador Filipe Luís escalou um time que explorou bem as laterais, com destaque para Cebolinha, que atuou pelo lado esquerdo. A intensidade da equipe carioca logo se traduziu em gols: aos 29 minutos do primeiro tempo, Arrascaeta finalizou com precisão após uma assistência magistral de Léo Ortiz, colocando o Flamengo em vantagem no placar. No entanto, a equipe poderia ter ampliado essa vantagem, já que Luiz Araújo também chegou a mandar uma bola na trave em seguida.
Com um primeiro tempo dominado, o Flamengo voltou ao campo determinado a aumentar a vantagem. E logo aos três minutos da segunda etapa, Evertton Araújo, aproveitando um bom passe de Varela, acertou um belo chute, que resultou no segundo gol. A festa da torcida rubro-negra continuou com Luiz Araújo marcando o terceiro gol, em uma comemoração que provocou Deyverson, do Fortaleza, ao imitar seu conhecido gesto de ameaça.
Controlando a partida, o Flamengo não parou por aí. O quarto gol veio aos 25 minutos, com Michael, que também deixou sua marca em um chute certeiro. Para finalizar a goleada, Luiz Araújo voltou a marcar, desta vez aproveitando a assistência de Pedro, elevando a contagem a 5 a 0.
O Maracanã, que recebeu mais de 64 mil torcedores, testemunhou não apenas uma vitória, mas uma exibição convincente do Flamengo, que agora se prepara para a sua estreia no Mundial de Clubes, marcada para o dia 16 de junho, contra o Espérance da Tunísia, em Filadélfia. Por outro lado, o Fortaleza já se concentra no próximo desafio, onde enfrentará o Santos em casa, pelo Campeonato Brasileiro.