Fitch Ratings mantém rating de inadimplência da Turquia em ‘BB-‘, com perspectiva estável e previsão de inflação em queda.



A agência de classificação de risco Fitch Ratings emitiu uma avaliação do rating de longo prazo de inadimplência do emissor em moeda estrangeira (IDR) da Turquia, mantendo-o em ‘BB-‘ com uma perspectiva estável. A decisão da Fitch baseia-se em vários fatores, incluindo interferência política na política monetária do país, alta inflação, baixa liquidez externa e governança mais fraca em comparação com outros países. No entanto, a agência destacou que esses pontos fracos são compensados pela baixa dívida pública, acesso contínuo ao financiamento externo e por um setor bancário resiliente em relação aos seus pares de classificação.

De acordo com as previsões da Fitch, a inflação média anual da Turquia deverá diminuir significativamente de 60,2% para 32,8% até 2025. Essa projeção aponta para uma possível melhora na situação econômica do país nos próximos anos, embora ainda existam desafios a serem enfrentados.

A Fitch ressaltou a importância de monitorar de perto a evolução da economia turca, dada a complexidade e os riscos envolvidos. A agência recomenda que o governo adote medidas eficazes para controlar a inflação e promover a estabilidade econômica, a fim de atrair investimentos e fortalecer a confiança dos mercados.

Em meio a um cenário global de incertezas, é fundamental que a Turquia trabalhe para melhorar sua posição financeira e fortalecer sua credibilidade perante investidores e agências de classificação de risco. O futuro econômico do país dependerá das ações tomadas nos próximos anos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo