Segundo as normas municipais, o tempo máximo de espera para atendimento em dias normais é de 20 minutos, podendo se estender para até 30 minutos em vésperas de feriados prolongados e dias de pagamento dos funcionários públicos. No entanto, foi identificado que alguns clientes já esperavam por mais de três horas na fila.
Diante das infrações constatadas, foi lavrado um auto de infração contra o banco, que agora tem 20 dias para apresentar sua defesa ao órgão de defesa do consumidor. O descumprimento das normas, tanto municipais quanto do Código de Defesa do Consumidor, resultou em medidas punitivas contra a instituição bancária.
Clientes indignados com a demora no atendimento e a falta de eficiência dos funcionários manifestaram suas queixas, o que motivou a ação do Procon. O gerente de fiscalização do órgão, João Lessa, afirmou que as irregularidades encontradas foram notificadas e que o banco terá a oportunidade de se defender antes da decisão final.
Essa não é a primeira vez que instituições bancárias são autuadas por problemas relacionados ao tempo de espera dos clientes em Maceió. O presidente do Procon, Daniel Sampaio, ressaltou a importância do órgão como aliado dos consumidores que buscam garantir seus direitos.
Para denunciar irregularidades ou problemas relacionados ao atendimento em agências bancárias, os consumidores podem entrar em contato com o Procon por meio do telefone 151, WhatsApp (82) 98883-7586 ou realizar denúncias de forma presencial, mediante agendamento no site do órgão. A fiscalização permanece atenta às reclamações e atua para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados.