De acordo com a assessora de Comunicação do TRE, Flávia Gomes de Barros, têm sido recebidas denúncias de pessoas que foram abordadas por e-mails e mensagens em aplicativos, informando sobre a possibilidade de realizar pagamentos para quitar pendências eleitorais. “Nossa orientação é que, ao receber esse tipo de conteúdo, as pessoas automaticamente denunciem às plataformas de mensagem, e ao Google, no caso dos sites, pois se trata de uma tentativa de golpe”, afirmou Flávia Gomes de Barros.
A disseminação de informações falsas sobre cobranças ilegítimas pode criar confusão e até mesmo gerar gastos indevidos para os eleitores, que são levados a acreditar que devem pagar por serviços que, na realidade, são gratuitos. A Justiça Eleitoral tem se empenhado em esclarecer essas situações por meio de comunicados oficiais e por meio das redes sociais. A iniciativa é uma forma de proteger os cidadãos de fraudes e golpes cada vez mais frequentes no ambiente digital.
Além disso, é crucial destacar que o cadastro eleitoral, que permite a emissão, regularização, alteração de dados, cadastramento biométrico e transferência de domicílio eleitoral, está temporariamente fechado desde o dia 9 de maio. O cadastro será reaberto no dia 5 de novembro. Durante esse período, os eleitores não conseguirão realizar nenhum desses procedimentos.
A reabertura do cadastro eleitoral a partir de 5 de novembro permitirá que os eleitores voltem a realizar serviços essenciais para a manutenção de sua regularidade eleitoral. O TRE/AL está comprometido em garantir um processo eleitoral transparente e acessível, continuando a prestar todos os serviços de forma gratuita e sem qualquer cobrança de taxas.
Os eleitores devem estar atentos às informações oficiais e denunciar qualquer tentativa de golpe que envolva a simulação de cobranças por parte da Justiça Eleitoral. Essa atenção é fundamental para garantir a segurança e a integridade do processo eleitoral no estado de Alagoas e em todo o Brasil.