FIQUE ATENTO – Justiça Federal alerta para golpe do “falso advogado”

Magistrados e advogados têm registrado, nas últimas semanas, um aumento significativo de casos do chamado “golpe do falso advogado”, envolvendo processos que tramitam nos Juizados Especiais Federais (JEFs) na Justiça Federal em Alagoas (JFAL). A prática consiste em criminosos que se passam por representantes legais das partes, fazem contato por WhatsApp e informam, falsamente, a existência de valor liberado para saque, como requisições de pequeno valor (RPV), alvará ou liberação de crédito para, em seguida, solicitar transferências via Pix.

O alerta foi reforçado após um magistrado relatar ter recebido de um advogado o exemplo concreto do golpe, no qual um documento falsificado contendo brasão, código de barras, identificação de “alvará” e valor a receber. O material, apesar de conter inconsistências como referência a órgãos e varas inexistentes na Justiça Federal local, apresentava aparência suficientemente profissional para enganar, sobretudo, pessoas com menor familiaridade com trâmites processuais.

Na tentativa de enganar as pessoas, os criminosos utilizam linguagem formal e documentos montados para transmitir credibilidade. As vítimas preferenciais são jurisdicionadas em situação de vulnerabilidade, que podem acreditar facilmente na promessa de valores a serem liberados.

Diante da situação, orienta-se que equipes internas, servidores e profissionais da advocacia sejam informados sobre o ato criminoso, a fim de reforçar a prevenção. E reforça que os casos sejam comunicados às autoridades policiais, com registro de boletim de ocorrência.

A orientação geral é que partes e advogados desconfiem de qualquer pedido de transferência financeira antecipada e verifiquem diretamente, por canais oficiais, a autenticidade de supostos documentos ou liberações de valores.

Fonte: ascom JFAL

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo