Durante a simulação, apenas as vias internas do Pontal da Barra serão interditadas. Importantes vias de acesso da cidade, como a Avenida Assis Chateaubriand e a AL-101 Sul, permanecerão livres para o tráfego regular, minimizando o impacto na mobilidade urbana enquanto o treinamento é conduzido.
O procedimento simulado está planejado para durar 40 minutos. Iniciará com o acionamento de alarmes na comunidade, seguido pela mobilização do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), em resposta a um cenário fictício de emergência industrial. Este exercício propicia uma avaliação eficaz das capacidades e prontidão das entidades envolvidas, envolvendo diretamente o público e ajustando estratégias de controle populacional e resposta rápida.
Participarão do simulado não só a Defesa Civil Municipal, mas também o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), a Polícia Militar de Alagoas (PMAL), a Defesa Civil Estadual, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e a Guarda Municipal também estão envolvidos, juntamente com instituições hospitalares como o Hospital Geral do Estado (HGE) e a Santa Casa de Misericórdia de Maceió, consolidando um movimento conjunto e coordenado em prol da segurança pública.