As redes elétricas hospitalares são vitais para a segurança de pacientes e profissionais de saúde, mesmo que muitas vezes passem despercebidas. Um curto-circuito ou uma interrupção pode paralisar cirurgias, causar choques e, em casos extremos, resultar em tragédias. Pensando nisso, a Equatorial Alagoas iniciou um trabalho de conscientização nas unidades de saúde, nesta quinta-feira (11), levando a palestra “Riscos Associados à Energia Elétrica no Ambiente Hospitalar” ao Hospital Regional de Arapiraca.
Na ocasião, a equipe técnica da distribuidora orientou os profissionais sobre o uso adequado da energia elétrica, a fim de evitar sobrecargas na rede e reduzir o risco de choques e até incêndios.
“Dicas simples como: não improvisar extensões, principalmente em áreas críticas; ao contrário, escolher utilizar filtros de linha sempre que for necessário ligar vários aparelhos em uma única tomada, por se tratar de um dispositivo mais seguro para a distribuição de energia, além de proteger os equipamentos conectados”, é uma das orientações passadas por Gustavo Medeiros, Assistente de Distribuição e um dos palestrantes do evento.
Outro ponto importante é a grande dependência que hospitais e clínicas têm da energia elétrica. Gustavo ressalta que “de equipamentos de suporte à vida a sistemas de climatização, iluminação e informática, qualquer falha ou uso inadequado pode comprometer a segurança, a saúde e a continuidade dos atendimentos”.
Mais orientações:
- Seguir as normas da NR-10 e da Anvisa: o objetivo é garantir a segurança, confiabilidade e continuidade do fornecimento de energia em ambientes de saúde, onde a falha pode ter consequências críticas;
- Utilizar corretamente o aterramento: utilizado para garantir a segurança das pessoas e dos equipamentos elétricos, protegendo contra choques, descargas atmosféricas e incêndios, além de facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção, como disjuntores e fusíveis, e reduzir interferências eletromagnéticas;
- Preferir equipamentos com duplo isolamento e certificados pelo Inmetro, com Selo de Segurança;
- Atentar para o uso de geradores e nobreaks, que devem suportar intercorrências na rede elétrica;
- Não utilizar os famosos benjamins ou “Ts” nas tomadas, a fim de evitar a sobrecarga das mesmas;
- Impedir o acesso de pessoas não autorizadas aos painéis elétricos da unidade de saúde.
O que fazer em caso de acidentes?
Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica em ambientes privados, a Equatorial Alagoas orienta a desligar o disjuntor elétrico ou a chave geral e providenciar socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193). Ocorrências com a rede elétrica, na rua, também devem ser comunicadas imediatamente à distribuidora, por meio da Central de Atendimento 0800 082 0196.
*Com Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas