Filmes Brasileiros “O Agente Secreto” e “Apocalipse nos Trópicos” Concorrem a Vaga no Oscar 2026 em Categorias de Animação e Documentário

A Academia de Cinema anunciou oficialmente a lista de filmes elegíveis para as categorias de animação, documentário e longa-metragem internacional da 98ª edição do Oscar. Embora alguns dos títulos listados ainda não tenham sido lançados, eles precisam cumprir os requisitos de exibição até o final do ano para serem considerados válidos na votação. Destaca-se a presença de dois filmes brasileiros na lista, “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, e “Apocalipse nos Trópicos”, sob a direção de Petra Costa.

O cenário para a categoria de longa-metragem de animação é promissor, uma vez que 35 títulos concorrem. Os membros do segmento de animação da Academia já iniciaram suas votações para selecionar os cinco indicados. Outros membros, provenientes de diferentes ramos da indústria, também têm a oportunidade de votar, contanto que tenham assistido a um número mínimo de filmes.

Por outro lado, a categoria de documentário se destaca pelo número impressionante de inscrições: 201 títulos estão em competição. Os votantes especializados nesta área irão avaliar os filmes para definir uma lista de 15 longas que será divulgada em 16 de dezembro. Posteriormente, essa lista será reduzida a cinco finalistas. Um dos filmes brasileiros, “Apocalipse nos Trópicos”, competirá com títulos de forte repercussão, como “A Vizinhança Perfeita”, que aborda um crime real e já conquistou prêmios significativos, incluindo o Critics Choice Documentary Awards.

Na categoria de longa-metragem internacional, 86 filmes foram inscritos. Segundo os critérios da Academia, um longa-metragem internacional deve ter uma duração superior a 40 minutos e ser produzido fora dos Estados Unidos, com diálogos majoritariamente em um idioma diferente do inglês. Todos os membros da Academia podem participar da votação, desde que atendam aos pré-requisitos de visualização. Assim como na categoria de documentário, uma seleção com 15 títulos será anunciada em 16 de dezembro.

Outras indicações, como a possível nomeação de Wagner Moura ao prêmio de Melhor Ator por “O Agente Secreto”, serão reveladas no dia 22 de janeiro de 2026, preparando o terreno para a grande cerimônia de premiação marcada para 15 de março do mesmo ano. A expectativa é alta, e a comunidade cinematográfica aguarda ansiosamente as surpresas que o Oscar 2026 pode trazer.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo