O filme, produzido pela Aguda Cinema, foi agraciado com o prêmio de desenvolvimento do Hubert Bals Fund, que financia produções do Sul Global. Com previsão de participação em importantes festivais, como na região Benelux, que compreende Holanda, Bélgica e Luxemburgo, “Marina” vem colocando não apenas Alagoas, mas o cinema local como um todo, em evidência. O longa-metragem aborda a história de uma jovem de classe média baixa em Maceió, no ano de 2010, e promete envolver o público com suas questões sociais, afetivas e familiares.
Para viabilizar a produção, a parceria com a UMJ foi fundamental, especialmente com o apoio do Curso de Gastronomia. O catering, serviço de fornecimento de alimentos e bebidas para a equipe de filmagem, elenco e figurantes, é indispensável durante as intensas gravações. Com um período de filmagens que vai de 13 de janeiro a 25 de fevereiro de 2025, a demanda por refeições é grande, totalizando cerca de 2.234 refeições preparadas para alimentar 48 pessoas no set, 200 membros do elenco e 450 figurantes.
Além de fornecer estrutura, a parceria com a empresa especializada em serviços de alimentação, Cajarana Catering, sob o comando da chef Yoana Yasmin, proporciona uma valiosa integração dos alunos e ex-alunos da UMJ com o setor audiovisual em crescimento no estado. A coordenadora do curso de gastronomia, professora Camilla Couto, enfatizou a importância da parceria para os estudantes, que têm a oportunidade de vivenciar o trabalho em um grande projeto cinematográfico.
A reitoria da UMJ, liderada pelo reitor Mario Cesar Jucá, destaca o compromisso com a formação de excelência e a valorização da cultura alagoana, através do apoio ao filme “Marina”. A parceria com o setor cultural e o incentivo à profissionalização dos alunos refletem o empenho da instituição em oferecer uma educação de qualidade e em sintonia com as demandas do mercado. A colaboração no longa-metragem representa mais um passo significativo no fortalecimento da UMJ como referência no ensino superior.