Fifa define sorteios de repescagem e traça caminhos para seleções rumo à Copa do Mundo de 2026 no México e Estados Unidos.

Na última quinta-feira, dia 20, a FIFA deu mais um passo significativo em direção à Copa do Mundo de 2026, realizando o sorteio da repescagem que definirá o destino das últimas equipes que buscarão uma das cobiçadas vagas no torneio. Com o término das Eliminatórias, o sorteio não apenas esclareceu os confrontos da repescagem mundial, mas também delineou os caminhos da repescagem europeia, envolvendo seleções de cinco confederações globais e 16 seleções do continente europeu.

No contexto da repescagem mundial, os cruzamentos foram organizados em duas rotas distintas, onde as seleções do RD Congo e do Iraque, devido à sua posição privilegiada no ranking da FIFA, já têm a passagem garantida para as finais de seus respectivos caminhos. As semifinais, programadas entre 23 e 31 de março de 2026, em território mexicano, colocarão em campo a Nova Caledônia contra a Jamaica na primeira rota e a Bolívia enfrentando o Suriname na segunda.

Os vencedores dessas semifinais irão enfrentar as seleções já mencionadas, RD Congo e Iraque, em partidas cujos resultados decidiriam duas das últimas vagas disponíveis para a Copa do Mundo. Os jogos ocorrerão em estádios que também servirão como testes estruturais para o evento maior que acontecerá no México, país sede, junto aos Estados Unidos e Canadá.

A repescagem europeia, por sua vez, tem uma configuração independente do playoff mundial, refletindo a grande quantidade de seleções competitivas no continente. Participarão desse processo 16 seleções, incluindo 12 vice-campeãs das Eliminatórias e 4 campeãs de grupos da Nations League. As chaves foram organizadas em quatro caminhos, onde importantes duelos prometem uma disputa acirrada por quatro vagas na Copa do Mundo.

As semifinais da repescagem europeia estão programadas para acontecer em formato de jogo único, onde Itália, Irlanda do Norte, Ucrânia e Suécia, entre outros, farão parte desse embate decisivo. A Fifa, ao optar por formatos distintos para as repescagens, considera a alta competitividade na Europa, garantindo uma oportunidade justa para outras seleções ao redor do mundo através do playoff mundial.

Com isso, o cenário está definido: a luta por um lugar no torneio mais prestigiado do futebol mundial esquenta, e as seleções já se preparam para os desafios que estarão por vir. A expectativa segue aumentando, enquanto as seleções esperam ansiosas por uma chance de brilhar na Copa do Mundo de 2026.

Sair da versão mobile