Festival Iemanjá Carioca Reune Música e Arte em Celebração Multicultural no Rio de Janeiro entre 31 de Janeiro e 2 de Fevereiro.

De 31 de janeiro a 2 de fevereiro, o Rio de Janeiro será palco da segunda edição do Festival Iemanjá Carioca, que promete integrar uma rica diversidade de expressões culturais, como música, artes visuais, cinema, literatura e gastronomia. Com programações distribuídas em diferentes locais icônicos da cidade, como o Aterro do Flamengo, Laranjeiras e a Praça Mauá, o evento busca celebrar a mitologia africana e a cultura carioca.

Sob a curadoria do renomado DJ MAM, a abertura do festival ocorre neste sábado, às 14h, no Teatro Municipal de Fantoches e Marionetes Carlos Werneck de Carvalho. Nesse espaço, será lançada a exposição “Iemanjá Carioca”, que contará com obras de artistas como Guilherme Kid, RafaMon, Lucas Ururahy, entre outros. A programação musical do dia inclui uma série de apresentações vibrantes, destacando DJs conhecidos, como Túlio Baía e Lili Prohmann, além da participação do bloco Mini Seres do Mar e do Afoxé Filhos de Gandhi, ambos trazendo ritmos e danças da cultura afro-brasileira.

No domingo, o evento se mudará para o Cineclube Casas Casadas, em Laranjeiras, onde, a partir das 15h, ocorrerá uma mostra de curtas-metragens que liga a produção audiovisual do Rio de Janeiro a Salvador. Este segmento do festival promoverá um debate enriquecedor com cineastas e autores do livro “As águas encantadas da Baía de Guanabara”, que discutirá o impacto e as raízes culturais da região.

O encerramento do festival promete ser igualmente memorável, marcada por um ritual especial dedicado a Yemanjá na Praça Mauá, na segunda-feira, às 9h, com a presença do DJ MAM e do Afoxé Filhos de Gandhi. Durante a semana do evento, também será lançado o single digital “Iemanjá Amapiano (ORI no AYÊ pra Odoyá)”, uma colaboração entre DJ MAM e artistas sul-africanos, destacando a união de influências culturais.

Para aqueles que desejam aproveitar todas as experiências que o festival tem a oferecer, a programação é variada e dinâmica, apresentando uma rica tapeçaria cultural que promete encantar e reunir públicos de todas as idades em celebrando a força da tradição e da arte contemporânea.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo