Os filmes que utilizaram Penedo como cenário incluíram o longa-metragem “Frames de uma Promessa”, dirigido por Igor Machado, assim como os curtas “Andor”, de Bertrand Lira, “Sexo Nosso de Cada Dia”, de Francisco Glauter, e “O Filme do Filme do Filme”, de Sérgio Onofre. Essas produções fazem parte do projeto Cinema no Meio do Mundo (CiMM Convida) que tem Penedo como cenário para os filmes de cineastas convidados, com apoio da Prefeitura local, através da Secretaria Municipal de Turismo e Economia Criativa (Seturec).
Nivaldo Rodrigues, produtor de Projetos do CiMM Convida, afirmou que a grandiosa festa de Bom Jesus dos Navegantes proporcionou um cenário incrível para a produção dos curtas-metragens. Além disso, o filme “Frames de Uma Promessa” utilizou a procissão fluvial e terrestre do Bom Jesus dos Navegantes, juntamente com pontos turísticos, culturais e históricos, como o Museu Casa do Penedo.
O diretor Igor Machado destacou a importância de gravar no Museu Casa do Penedo, mencionando que o local tem um acervo significativo que se conecta ao propósito do filme. As gravações do longa-metragem também exploraram o Centro Histórico de Penedo e o antigo Cine São Francisco, adaptado para funcionar como centro de convenções da cidade.
Karlinne Cordeiro, diretora de Economia Criativa da Seturec Penedo, ressaltou que a escolha de Penedo como cenário cinematográfico contribui não só para destacar a beleza natural e cultural da região, mas também para impulsionar o turismo local e a economia, promovendo o desenvolvimento da comunidade. Com isso, a Festa de Bom Jesus dos Navegantes não só celebra a tradição e a devoção, mas também fortalece a economia criativa da região.