Feminicídios no DF: Paloma Jenifer é 15ª vítima em 2024; motivações envolvem ciúme e término de relacionamento, segundo SSP-DF.

No ano de 2024, o Distrito Federal tem sido palco de uma série de tragédias que ceifaram a vida de 15 mulheres vítimas de feminicídio. Esses crimes, motivados por ciúme e outros motivos fúteis, têm chocado a população e trazido à tona a urgência de políticas efetivas de combate à violência de gênero.

Entre as vítimas, está a jovem Paloma Jenifer Santos Ferreira, de apenas 26 anos, brutalmente assassinada com um tiro no peito pelo namorado Franco William de Lima Macedo. Este assassinato representou o 15º caso de feminicídio registrado no Distrito Federal ao longo do ano, reforçando a triste estatística da violência contra as mulheres na região.

Os outros casos de feminicídio são igualmente chocantes. Tainara Kellen, Diana Faria, Antônia Maria da Silva Carvalho, Milena Rodrigues, Érica Maria de Jesus, Simone Santos Ribeiro, Daniella Di Lorena Pelaes, Zely Alves Curvos, Jainia Delfina de Assis, Fernanda dos Santos Pereira, Rosemeire Campos, Juliana Barboza Soares, Daíra dos Santos Rodrigues e Thaynara Iorrana da Silva Matheus são nomes que ecoam como vítimas da violência de gênero no Distrito Federal.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), 50% dos feminicídios deste ano ocorreram por ciúmes, enquanto 21% foram motivados pelo término de relacionamentos. Além disso, chama a atenção o fato de que 93% das vítimas eram mães, tornando a situação ainda mais trágica e impactante.

Diante desse cenário alarmante, é fundamental que as autoridades locais intensifiquem as ações de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher, garantindo a proteção e a segurança da população feminina. A sociedade como um todo também deve se unir nessa luta, repudiando qualquer forma de violência de gênero e promovendo a igualdade e o respeito entre homens e mulheres. A vida de cada uma dessas vítimas importa, e é preciso que suas mortes não sejam em vão.

Sair da versão mobile