Feminicídios mais que dobram em São Paulo em novembro, enquanto roubos atingem menor nível histórico, segundo SSP. Homicídios seguem em alta.



No estado de São Paulo, o mês de novembro apresentou um aumento significativo no número de feminicídios, ultrapassando os registros do mesmo período do ano anterior. De acordo com dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), foram registrados 35 casos de feminicídio em novembro deste ano, em comparação com os 14 casos de novembro de 2023. O interior do estado foi especialmente afetado, com um salto de 8 para 27 casos.

Os homicídios dolosos também apresentaram um aumento em novembro, com 214 casos registrados, um aumento de 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse é o terceiro mês consecutivo em que os números de assassinatos superam os registros de 2023. No acumulado do ano, São Paulo já contabiliza 2.279 homicídios, o que representa uma média de sete casos por dia.

Na capital paulista, os números de homicídios apresentaram uma redução, com 39 casos registrados em novembro, o menor número para o mês na série histórica. No entanto, no acumulado do ano, a cidade já igualou os 432 casos registrados ao longo de 2023.

Em relação aos crimes de roubo, novembro registrou o menor número desde o início da série histórica, iniciada em 2001. Foram 15.086 casos registrados, representando uma redução de 18,9% em relação ao mesmo período de 2023. A queda também se estendeu aos furtos em geral, com uma diminuição de 3,2%.

A SSP também divulgou um aumento nos casos de latrocínio, com 16 registros em novembro, ante os 12 casos do mesmo período do ano anterior. Já os estupros em geral apresentaram uma redução, passando de 1.270 casos para 1.164, uma queda de 8,3%.

Esses dados refletem a situação da segurança pública no estado de São Paulo e apontam para a necessidade de medidas mais eficazes para combater a violência, especialmente os casos de feminicídio, que registraram um aumento preocupante. A sociedade e as autoridades precisam estar atentas e buscar soluções para garantir a proteção e a integridade das mulheres.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo