FEIRA DE ADOÇÃO – uma chance de dar um novo lar para cães e gatos de forma responsável

O Canal Focinho Responsável realizará, nesta sexta-feira(20), mais uma edição da sua feira de adoção de cães e gatos. A ação acontece no estacionamento de um supermercado no bairro da Serraria, (mais informações em @focinhoresponsavel, no Instagram), das 10h às 16h. O objetivo da ação é incentivar a adoção responsável e aproximar a comunidade dos animais que aguardam por um novo lar.

Todos os pets disponíveis já passaram por castração, vacinação e vermifugação, além de receberem o acompanhamento necessário antes da adoção. Para apoiar o processo de adaptação ao novo lar, o Programa oferece suporte clínico gratuito pelos três primeiros meses após a adoção e transporte gratuito do animal até o novo lar.

Os novos tutores ainda podem optar por um período de adaptação de até 3 dias, permitindo que família e pet se conheçam antes da decisão final, com garantia de retorno seguro ao Programa, caso a adoção não seja confirmada.

Além das feiras presenciais, o Canal mantém a divulgação contínua dos animais disponíveis pelo perfil @focinhoresponsavel, no Instagram. Cada publicação apresenta informações sobre o pet e orientações sobre o processo de adoção.

Compromisso contínuo com o bem-estar animal

O Focinho Responsável integra o Programa de Apoio aos Animais, uma parceria da Braskem com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa da Universidade Federal de Alagoas (Grupequi-Ufal). A iniciativa surgiu em 2020 para apoiar famílias realocadas pelo Programa de Compensação Financeira (PCF) e, há cinco anos, oferece hospedagem temporária, atendimento veterinário, vacinação e castração. Também disponibilizou resgate de animais abandonados ou errantes nas áreas desocupadas.

Atualmente, o Programa atende 493 animais, principalmente cães e gatos. Desses, 183 estão aptos para adoção, sendo 140 gatos, 42 cães e um cavalo. Desde sua criação, o Focinho Responsável já promoveu 14 feiras de adoção, participou de mais de 250 ações educativas e comunitárias e garantiu um novo lar para 1.061 animais.

Benefícios comprovados da convivência com pets

Para Mônica Melo, coordenadora administrativa do Programa de Apoio aos Animais, as feiras vão além do ato de adotar: “O objetivo é ampliar o olhar da sociedade para diferentes perfis de animais e reforçar que a guarda responsável é um compromisso baseado em empatia, informação e cuidado”, afirma.

A coordenadora destaca que estudos científicos apontam que a convivência com animais pode reduzir níveis de ansiedade, estresse e sintomas depressivos, além de estimular hormônios ligados ao bem-estar e ao vínculo afetivo, como a oxitocina.

Adoção facilitada e acompanhamento garantido

  • Suporte clínico gratuito pelos três primeiros meses
  • Transporte gratuito do animal até o novo lar;
  • Período de adaptação de até 3 dias, permitindo que família e pet se conheçam antes da decisão final;
  • Retorno seguro ao Programa, caso a adoção não seja confirmada.

*Por assessoria

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo