Dessa vez, os agricultores e membros da Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima (Cooplal), de Santana do Mundaú, foram os responsáveis pela comercialização de diversos tipos de produtos naturais, livres de agrotóxicos. Outro destaque do evento foram os temperos caseiros, feitos a partir de legumes e verduras, que podem ser utilizados para preparar refeições mais saudáveis.
Segundo a nutricionista e coordenadora de Nutrição e Segurança Alimentar da Semed, Ana Denise Gouvêa, esses alimentos são antioxidantes, ricos em fibras e minerais, o que proporciona uma alimentação mais saudável e nutritiva. A feira é realizada mensalmente com o objetivo de estimular a substituição de alimentos ultraprocessados por produtos in natura. A nutricionista destaca a importância do consumo diário desses alimentos para o bom funcionamento do organismo.
Para a realização do evento, foi montada uma grande mesa próximo ao estacionamento da Semed, onde os servidores puderam adquirir alimentos como ovos, inhame, batata, abóbora e tomates, todos produzidos em sítios do município. A agricultora Fabiane da Silva Miranda, que também é secretária de finanças da Cooplal, expressou sua satisfação em participar da feira e destacou a importância de levar qualidade de vida para as pessoas que não conhecem os produtos naturais, visto que são difíceis de encontrar na capital. Além disso, a comercialização desses alimentos proporciona uma renda adicional para os agricultores.
Durante a feira, também foi realizada uma exposição sobre os efeitos negativos do consumo diário de alimentos com excesso de sódio e açúcar para o organismo.
A feira agroecológica contou com a presença dos servidores da Semed e da comunidade em geral, que aproveitaram a oportunidade para adquirir alimentos saudáveis e contribuir para uma alimentação mais equilibrada. A iniciativa da Secretaria de Educação demonstra o compromisso do órgão em incentivar práticas de alimentação saudável, promovendo assim uma qualidade de vida melhor para todos.