Com a federalização, trechos em Alagoas e Sergipe serão integrados à BR-349, resultando em melhorias na via, como acostamento, alargamento e outras adequações. Além disso, a fiscalização da rodovia passará a ser responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que está estudando a instalação de um posto de fiscalização.
Os trechos que antes eram administrados pelo estado agora receberão investimentos do Programa de Manutenção do Governo Federal, sendo geridos pelo DNIT. Isso é fundamental para melhorar a capacidade, segurança e serviços nas estradas, visando conectar o Sul do estado com a capital Maceió e fomentar o desenvolvimento das rotas turísticas e escoamento da produção.
De acordo com o Ministério dos Transportes, 80% das rodovias em Alagoas sob a gestão do governo federal já são consideradas boas, de acordo com o Índice de Condição de Manutenção (ICM) medido pelo DNIT. A federalização das rodovias não envolve o pagamento de pedágio e não há planos para repassar essas estradas à iniciativa privada no momento.
Os trechos que integram a federalização são:
1. Entrocamento da BR-424 com a AL-101 até o entrocamento com a AL-220 na Barra de São Miguel.
2. Entrocamento com a AL-220 na Barra de São Miguel até a Estrada do Pontal em Coruripe.
3. Entrocamento com a Rodovia Radialista Walmari Vilela até o entrocamento com a AL-455.
4. Entrocamento com a AL-455 até o entrocamento com a AL-105 em Pindorama, Coruripe.
5. Entrocamento com a AL-105 em Pindorama até o acesso noroeste de Campo Grande, em Penedo.
6. Entrocamento com a AL-105 em Campo Grande até o entrocamento com a Avenida Guarany em Penedo.