FBI prende agentes do Irã acusados de planejar assassinatos nos EUA



Notícia de última hora! O FBI prendeu dois homens suspeitos de planejar um assassinato contra cidadãos norte-americanos a mando do Irã. Um terceiro suspeito, que recebeu ordens para matar o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda está foragido. A informação veio à tona nesta sexta-feira (8/11) através do Departamento de Justiça do país.

Os indivíduos detidos foram identificados como Farhad Shakeri, Jonathon Loadholt e Carlisle Rivera. Shakeri, membro do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC), atualmente reside em Teerã. Com 51 anos de idade, ele morou nos Estados Unidos quando criança, mas foi preso e deportado em 2008.

Operando a partir da capital iraniana, Shakeri teria usado sua rede de contatos estabelecida durante o tempo em que esteve preso para recrutar norte-americanos, com o intuito de vigiar e assassinar alvos nos EUA. O Departamento de Justiça dos EUA afirma que ele recebeu ordens do IRGC em outubro deste ano para elaborar um plano de assassinato contra Trump.

Shakeri negou ter a intenção de propor um plano para matar Trump dentro do prazo estipulado pelo regime iraniano. Além disso, ele teria sido encarregado de cooptar cidadãos norte-americanos para outras ações nos EUA, incluindo a proposta de receber US$ 500 mil pela morte de judeus americanos em Nova York.

Loadholt e Carlisle, dois norte-americanos presos pelo FBI, faziam parte da suposta rede liderada por Shakeri. Sua missão era assassinar um crítico aberto do regime iraniano em troca de US$ 100 mil. No entanto, o plano não foi concluído.

Esta é uma notícia em desenvolvimento e traremos mais informações assim que estiverem disponíveis. Fique ligado para acompanhar os desdobramentos dessa investigação que chocou os Estados Unidos e o mundo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo