Farmácias devem obter autorização sanitária para realizar exames.

Farmácias de Maceió devem solicitar inclusão de exames de análises clínicas no alvará sanitário

Farmácias com interesse em ofertar exames de análises clínicas aos maceioenses devem solicitar inclusão dos serviços no seu alvará sanitário atual, emitido pela Vigilância Sanitária de Maceió (Visa).

Por meio da Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC) nº 786/2023, as farmácias foram autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a oferta de ao menos 47 exames de triagem em 1º de agosto.

A liberação dos serviços em estabelecimentos de Maceió depende da comprovação de que a farmácia preenche os requisitos técnicos sanitários obrigatórios definidos na resolução.

“O proprietário terá que solicitar a inclusão dos serviços no seu alvará sanitário e nós faremos inspeção no local para verificar se a farmácia dispõe de requisitos como: infraestrutura mínima para recepção do paciente, depósito de material de limpeza, sala de execução dos serviços, lavatórios, cadeira de coleta, refrigeração dos insumos, dentre outros”, explicou o chefe especial da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

Para solicitar a alteração no alvará sanitário, proprietários dos estabelecimentos devem encaminhar o pedido para o e-mail [email protected]. Após o recebimento da solicitação, a Vigilância Sanitária agendará uma inspeção no local para verificar o preenchimento dos requisitos e, estando tudo de acordo com a resolução, realizar a inclusão dos serviços no alvará.

Para mais informações, proprietários podem entrar em contato com o setor de Protocolo da Visa pelo número 3312-5496, opção 9.



No mês de agosto deste ano, as farmácias de Maceió foram autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a iniciar a oferta de exames de análises clínicas. Agora, os estabelecimentos interessados deverão solicitar a inclusão desses serviços no alvará sanitário emitido pela Vigilância Sanitária de Maceió (Visa).

A liberação dos serviços depende da comprovação de que a farmácia atende aos requisitos técnicos sanitários estabelecidos na Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC) nº 786/2023. Dentre esses requisitos, estão a infraestrutura mínima para a recepção do paciente, a presença de depósito de material de limpeza, de sala de execução dos serviços, de lavatórios, de cadeira de coleta e de refrigeração dos insumos.

O chefe especial da Vigilância Sanitária, Airton Santos, afirma que o proprietário da farmácia interessada deverá solicitar a inclusão dos serviços no alvará sanitário e que a Visa fará uma inspeção no local para verificar o cumprimento de todos os requisitos estabelecidos. Se tudo estiver de acordo com a resolução, os serviços serão incluídos no alvará.

Para realizar a solicitação de alteração no alvará sanitário, os proprietários dos estabelecimentos farmacêuticos devem encaminhar o pedido para o e-mail [email protected] Após o recebimento da solicitação, a Vigilância Sanitária agendará uma inspeção no local. Em caso de dúvidas, os proprietários podem entrar em contato com o setor de Protocolo da Visa pelo número 3312-5496, opção 9.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo