FANTÁSTICO! O designer gráfico Tom Carvalho reuniu e restaurou cerca de 200 fotos antigas de Maceió e com a ajuda da IA produziu uma simulação de como…



FANTÁSTICO! O designer gráfico Tom Carvalho reuniu e restaurou cerca de 200 fotos antigas de Maceió e com a ajuda da IA produziu uma simulação de como era Maceió de outrora.

Hoje eu te convido a fazer uma viagem no tempo e ver o passado da nossa cidade de uma ótica que só quem viveu na época sabe.

Em 2017, iniciei uma jornada que, na verdade, sempre esteve dentro de mim: um desejo quase que incansável de revisitar o passado e resgatar a nossa história. Com o projeto Cores de Alagoas, restaurei e colori 200 imagens antigas, homenageando os 200 anos do nosso estado. Cada foto representava um pedaço da nossa alma, uma memória que merecia ser trazida à tona. Naquela ocasião, sem o auxílio das tecnologias que temos hoje, como as inteligencias artificias, foi tudo feito na raça e foi como remexer o fundo do caldeirão da nossa história, buscando dar nova vida às lembranças que o tempo insistia em apagar.

Agora, apresento-lhes Maceió, em algum lugar do passado, as mesmas imagens que já ganharam cor, agora ganham movimento e vida. Com o poder da IA, essas fotos se tornam janelas vivas para o passado. Cada frame é uma batida do coração de uma Maceió de outrora, longiqua mas que ainda pulsa dentro de nós.

Acredito muito que esses trabalhos são como pontes entre o ontem e o hoje, entre o que fomos e o que somos. Espero que todos possamos sentir um pouco mais da nossa história, reviver nossas raízes e, quem sabe, descobrir novas emoções que nos conectam ao que significa ser o que somos de melhor, alagoanos.

Minha missão: revisitar, resgatar e eternizar nossa essência, nossa cultura e nosso povo. O passado é vivo, revisite-o.

 

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo