Família luta na justiça para conseguir medicação pelo SUS para cachorra com doença rara

large_golden3

A família da golden retrievier, Jully, vem travando yma luta na justiça para conseguir a medicação cara que a cadela precisa para ter uma vida mais confortável.

Diagnosticada com uma doença chamada de anemia hemolítica, uma doença autoimune que ataca os glóbulos vermelhos do sangue, Jully precisa usar uma medicação imunossupressora, geralmente usada em pessoas que passaram por transplantes, chamado de Ciclosporina, estimada num custo de R$ 2.500.

O advogado Anderson Costa- também dono da cadela- apresentou uma ação em junho onde argumenta que July é parte da família, tão importante quanto qualquer outro membro. Anderson se ampara no artigo 196 da Constituição –que diz que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado.

“O valor para a aquisição é muito além das possibilidades financeiras da impetrante e sua família, haja vista que é do lar, e seu companheiro vive do labor como autônomo, com valor mensal de aproximadamente R$ 3.000”, diz um trecho da ação.

Um mandato de segurança com pedido de limitar foi negado pela 1ª Vara de Fazenda Pública, mas a ação principal ainda tramita, e a Secretaria da Saúde foi chamada para dar parecer sobre o caso.

A juíza Juliana Morais Bicudo, responsável por negar a liminar, afirmou que embora o remédio esteja disponível na rede pública, ele é para uso humano e não há suporte jurídico que faça com que o Estado o forneça a um animal doméstico.

bestofweb

09/09/16

Sair da versão mobile