Falso médico é preso em atendimento a criança com câncer em Nova Iguaçu: riscos reais à saúde e fraudes em nome de profissionais de saúde.

Na última quinta-feira, um caso alarmante de prática ilegal da medicina foi registrado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Diogo dos Santos Serpa, de 42 anos, foi detido após ser identificado como um falso médico. Ele estava prestando atendimento domiciliar a uma criança de apenas 10 anos, que sofre de um tumor cerebral de crescimento rápido. A operação foi conduzida por policiais da 63ª Delegacia de Polícia (DP), em Japeri.

De acordo com as autoridades, Diogo vinha atuando como médico responsável pelo tratamento da criança desde outubro de 2025. Durante esse período, ele compareceu à residência da paciente em pelo menos seis ocasiões, onde atuou como se fosse o profissional de saúde legalmente habilitado, prescrevendo medicamentos, solicitando exames e emitindo encaminhamentos médicos, tudo isso sem qualquer formação ou autorização legal para exercer a medicina. Diogo apresentava um crachá e um receituário falsificados em nome de um médico verdadeiro, o que eventualmente levantou suspeitas na mãe da criança.

A desconfiança da família começou quando a mãe percebeu incongruências nas prescrições médicas que recebia. Ao consultar o cadastro do Conselho Regional de Medicina, notou que a fotografia do médico listado não correspondia ao homem que estava visitando sua casa. Diante dessa descoberta, a família procurou a 63ª DP, que imediatamente mobilizou uma equipe até o local em questão.

Durante a abordagem, Diogo foi questionado e acabou sendo preso em flagrante. Em poder dele, foram encontrados carimbos e receituários que pertenciam a um segundo médico, todos esses materiais foram apreendidos para investigação. A polícia autuou Diogo pelos crimes de exercício ilegal da medicina, uso de documento falso, falsa identidade, estelionato, além de colocar a saúde da criança em risco real, o que poderia resultar em graves consequências devido à complexidade do tratamento oncológico.

As investigações da Polícia Civil estão em andamento. Os agentes agora irão investigar se Diogo apresentou documentos falsos à empresa de home care que o contratou. Além disso, também será verificado se ele realmente cursou Medicina em alguma instituição de ensino, já que alegou ser estudante dessa área. Este caso é mais um exemplo de um problema alarmante, já que o suspeito já havia sido investigado anteriormente por crimes como falsidade ideológica e furto de medicamentos, evidenciando a gravidade da atuação desse falso médico.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo