Faculdade Cesmac do Agreste Celebra Diversidade com Projeto “Vozes e Vivências” em Evento Marcante sobre Identidade e Intolerância Social



Na última quarta-feira, 14 de outubro, a Faculdade Cesmac do Agreste fez um importante chamado à reflexão sobre a diversidade e a identidade em sua culminância do projeto de extensão intitulado “Vozes e Vivências: um olhar sobre as diferenças identitárias e a diversidade religiosa”. O evento foi organizado pelo Núcleo de Apoio à Extensão (NAE) e contou com a participação entusiasmada dos alunos do 1º período do Curso de Psicologia.

À frente da programação, renomadas vozes foram convidadas para abordar questões cruciais sobre a convivência pacífica em uma sociedade plural. Dentre os palestrantes, destacou-se Eduardo Wesley, fundador do Grupo de Integração LGBTQIAPN+ da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além da psicóloga Patrícia Dantas, a presidente da Subsede do Conselho Regional de Psicologia (CRP – 15), Liliana de Sena Lúcio, o líder indígena Icaimir da Aldeia Mata da Cafurna, e Lhara Letícia de Oliveira Santos, professora e pesquisadora na área de Educação para as Relações Etnicorraciais.

A abertura do evento foi marcada por uma apresentação musical da dupla Elize Vitória e Ruy, que encantou o público com um repertório diversificado da Música Popular Brasileira (MPB). Durante o encontro, foram discutidas questões de grande relevância para a comunidade arapiraquense, como a intolerância religiosa, a violência contra a mulher, a homofobia e transfobia, além do racismo.

A diretora da Faculdade, professora doutora Priscila Vieira do Nascimento, enfatizou a importância de um espaço plural onde diferentes vozes possam ser ouvidas e valorizadas. Ela fez um apelo pela equidade e pela promoção de políticas afirmativas, reconhecendo os esforços dos alunos e do corpo docente.

“É gratificante participar de um evento tão relevante e plural. Parabenizo todos pela dedicação em promover esse encontro, que enriquece a compreensão sobre as múltiplas identidades presentes em nossa sociedade”, disse a diretora.

A professora Wildicleia Oliveira, responsável pela coordenação do projeto, reafirmou o compromisso da instituição em proporcionar uma formação de qualidade, ao mesmo tempo em que colocou em evidência a importância da extensão comunitária. O evento culminou com a exibição do documentário “Vozes e Vivências: um olhar sobre as diferenças identitárias e a diversidade religiosa”, amplificando ainda mais a missão de fazer ecoar essas vozes para além dos muros da faculdade.

O evento contou também com a presença de outras figuras importantes, como o coordenador do curso de Psicologia, professor mestre Luiz Geraldo, e membros da Prefeitura de Arapiraca, reforçando o caráter colaborativo da iniciativa. O encontro foi um verdadeiro marco na busca pela inclusão e pelo respeito às diversas identidades que compõem o tecido social.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo