Segundo informações da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri), quase 30 mil agricultores familiares se inscreveram no programa, sendo que 28.577 deles estão aptos a aderir ao seguro no ano agrícola 2023/2024. A adesão é efetivada mediante o pagamento da taxa de R$ 24,00, e o Garantia-Safra também recebe recursos dos Municípios, Estado, União e do próprio FGS.
Diversos municípios alagoanos estão autorizados a aderir ao novo prazo de pagamento, como Água Branca, Batalha, Belém, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Delmiro Gouveia, e muitos outros. O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), vinculado ao MDA, que visa beneficiar agricultores que tiveram perdas comprovadas devido à escassez de água (seca) ou excesso de chuvas em seus municípios.
Com a prorrogação do prazo, a expectativa é que mais agricultores familiares de Alagoas tenham a oportunidade de participar do programa e garantir a segurança de sua produção agrícola. A Seagri segue acompanhando de perto a adesão dos safristas e reforça a importância do pagamento da taxa de adesão para garantir os benefícios do Garantia-Safra.