A abertura oficial da exposição ocorreu na quarta-feira (17) e contou com a participação do Centro Musical da PM, que animou o evento com um repertório diversificado. Durante a mostra, os visitantes têm a oportunidade de conferir viaturas históricas e atuais da Corporação, além de equipamentos e materiais utilizados no dia a dia do policiamento. Também é possível interagir com os militares presentes, representando diferentes divisões da PM, como os Batalhões de Trânsito, Operações Especiais, Ambiental e de Rotam, além do Regimento de Polícia Montada e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
O diretor de Comunicação Social da PM, coronel Sérgio Galvão, destacou o convite à população para prestigiar a exposição e agradeceu ao comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, e às unidades envolvidas, assim como à direção do Maceió Shopping por ceder o espaço para o evento.
Além da exposição, a programação da Semana Tiradentes inclui a Meia-Maratona e a 38ª Corrida Tiradentes, que terá sua largada no bairro Jaraguá, em Maceió, na manhã do próximo domingo (21).
A figura de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é lembrada como um dos heróis da Pátria e Patrono das Polícias do Brasil. Ele foi mártir do movimento pela independência na chamada Inconfidência Mineira e foi condenado à morte por enforcamento em 21 de abril de 1792, data que inspira o feriado. Sua memória é celebrada durante a Semana Tiradentes e sua importância histórica é reforçada em eventos como a exposição em curso no Maceió Shopping.







